segunda-feira, 27 de julho de 2009

Poemas Meus X

Peniche/2009
TERCEIRO PRÉMIO
VII JOGOS FLORAIS DA RENDA DE BILROS DE PENICHE
Modalidade: A (POESIA LIVRE)
Escalão: 2
Título: PARAÍSO
I
Berlenga vive no mar,
Onde o seu fundo submerso
Vem à tona em cada verso,
Tem o dom de me inspirar.
Há barcos a navegar
E há gaivotas demais,
Mas…aves raras, leais,
Num colorido que brilha,
Emprestam a esta ilha
Seus encantos naturais.
II
As casas, sonhos caiados,
Autenticidade e abrigo,
Na doce paz que eu persigo
Sentem-se tempos passados.
Há tesouros bem guardados,
O silêncio dá-me alento…
Surge o nevoeiro e o vento,
Já se foi a luz do Sol
E logo o velho farol
Faz soar o seu lamento.
III
Se, num susto fascinante,
Ruge o mar, ameaçador,
Já o teme o pescador
Em seu olhar vigilante.
Observo, a cada instante,
Os imponentes rochedos.
Na Gruta do Medo, há medos…
Toda a beleza selvagem,
É assim como miragem
Que nos escapa entre os dedos
IV
Em ondas de maresia,
P’ra Peniche vão as lendas
E a espuma que tece as rendas
Nas marés de cada dia.
Ilha Berlenga, poesia,
Natureza em que me afundo,
Verde sonho vagabundo,
Onde esta terra que piso,
É espelho de um paraíso
Que ainda resta no mundo!
Helena Eusébio Santos
Video: Mathias Isidoro.
Colaboração técnica: Vítor Eusébio.
Aos dois o meu Muito Obrigada.

3 comentários:

  1. Os meus sinceros parabéns.
    Cada vez estou mais rendido ao brilhante saber que a senhora tem de trabalhar as palavras em verso.
    Atrevo-me a dizer que não é um saber, é um dom!
    Cumprimentos do
    Fernando Máximo/Avis

    ResponderEliminar
  2. Helena querida, permita-me chama-la assim carinhosamente, pois é desta forma que lhe vejo.
    Fico muito feliz a cada passada neste seu espaço,onde vejo sua poesia sendo premiada, que imensa alegria poder compartilhar destes seus momentos de gloria, merecedora sempre com sua bela poesia.
    Efigênia Coutinho

    ResponderEliminar
  3. Helena Eusébio Santos, eu não me canso de elogiar seus belos versos, como é gratificante chegar neste espaço e ler você, saudosamente de sua pessoa,
    Efigenia Coutinho

    ResponderEliminar